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 Flores no vaso que somem com o passar dos dias

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Orakiosan
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Orakiosan


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MensagemAssunto: Flores no vaso que somem com o passar dos dias   Flores no vaso que somem com o passar dos dias I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 4:56 pm

Olá pessoal da Dynasty.
Primeiramente gostaria de dizer que aceitei o convite e agora vou fazer parte dessa comunidade, e espero que ela tenha sucesso.
Bem, para mostrar isso, resolvi contribuir com um pequeno (porém bem explicado) tutorial que criei a um tempo atras.
Espero que gostem e que seja util a alguém.





Botar flores no vaso que morrem com o passar dos dias

Nota: Esse é o meu primeiro tutorial, comecei a fazer esse tutorial de madrugada por estar com insônia.


" ATENÇÃo! A demo está disponível no final do tópico, se você tem noções de eventos pode apenas baixar ela e não ler o tópico todo, se não conseguir por em prática o sistema mesmo com a demo, [s]vinte e [/s] cinco minutos não vão fazer tanta diferença quanto você pensa, então leia o tutorial! =^^= "

Introdução

Segue aqui um tutorial ensinando a manter diversas flores em um vaso usando apenas eventos, variáveis e switches. Com isso você poderá deixar um vaso na sua casa, dai você vai até um bosque e colhe flores, e então volta a sua casa e adiciona elas no vaso, ele fica muito bonito enfeitado com as flores, mas com o passar do tempo, quando você sai em sua jornada, as flores começam a murchar e a sumir uma a uma, fazendo assim necessário o adicionamento contínuo de flores, ou que você regue eles, enfim, por ser um sistema apenas por eventos é muito customizavel. O tutorial está numa linguagem simples e fácil, direcionada a gafanhotos iniciantes.

- Legal tio, mas o que vai usar?

Para executar esse sistema do modo mais básico você terá o uso de:
* 1 Switch
* 2 Variáveis
* 4 Condições ( 3 por hospedaria, mas é claro que você vai poder copiar de um pro outro, para não precisar ficar
fazendo as mesmas coisas e uma para poder colocar a flor)

- Saquei tio, mas e agora, como começo?

Primeiramente, como sempre, organização gafanhoto, então comece nomeando o que você vai usar.
A switch pode ser como "Vaso possui flores" Estando ela em qualquer número de switch desocupado, nesse tutorial vou usar o número 0001 mesmo. Você usará essa Switch para avisar nas futuras condições nas hospedagens de que seu vaso possui flores, e assim ativar a contagem de dias para elas começarem a secar e morrer *dramático* Uma das variáveis nomeie de "Número de flores no vaso" Vou usar como exemplo a Variavel 0001. Essa variável ira guardar o número de flores que você botou no vaso.
A outra variável nomeie de algo como "Dias passados com das flores no vaso". Ela coordenará o tempo para que as flores comecem a sumir, nesse tutorial, como exemplo irei usar a variável 0002.

- Certo tio, mas agora eu quero ação!!

Muito bem gafanhoto, primeiramente você precisa ter um Char de um vaso, como ele vai ficar parado e fixo você pode utilizar cada frame dele como um objeto diferente, quero dizer, com um número de flores diferente! (Vou colocar algo que eu fiz e fará você ter uma ideia)
Flores no vaso que somem com o passar dos dias Vasosk

Você utilizará isso primeiramente vazio, crie um novo evento com os mesmos requisitos da imagem.

Spoiler:
Assim ele não trocará de frame de forma alguma. Repare que ele está sem flor alguma.

Agora começaremos os comandos de eventos, primeiramente gafanhoto, para você botar uma flor num vaso, você precisa ter uma flor, um item flor, então vamos criar um item chamado flor no Banco de dados. Os atributos dele ficam a sua escolha, agora nos comandos de eventos do vaso crie uma Condição (está na primeira aba de eventos) e em seguida vá na quarta aba das condições, marque Itens e escolha o item Flor. Deixe a opção "Adicionar exceções se não cumpridas as condições" marcada se quiser, não muita fará diferença.

- Nooossa, tio, e o que isso faz?


Essa condição vai dividir o acontecimento em dois caminhos, o primeiro se você ter uma Flor e o segundo (se você deixou marcado "Adicionar exceções se não cumpridas as condições") se você não ter.
No primeiro caminho, como mostrado na imagem, você irá perguntar se o jogador quer colocar uma flor no vaso.
Então crie uma mensagem perguntando se ele quer colocar uma flor e logo abaixo crie um "Mostrar escolhas" (primeira aba de evntos)
Para Sim e Não


Spoiler:

Então, se o jogador quiser (escolher sim) Ele vai botar uma flor no vaso, logo ele irá perder uma das flores que possui em seu inventário (Mudar item - Flor - Remover - 1), se ele escolher não, nada deve acontecer.

No segundo caminho, ponha alguma mensagem do tipo "Você não tem flores para por aqui"
Fazendo tudo isso, os comandos do evento do vaso deverão ficar assim.

Spoiler:


- Fiz tudo direitinho tio, e agora, como farei pra adicionar o gráfico da flor ali dentro do vaso, tiiio?

Você não fará nada, gafanhoto! Quero dizer, você não adicionará o gráfico de uma flor ali, apenas mudará o gráfico do próprio vaso para um frame diferente, na imagem em anexo a esse post tem um vaso com 1, 2, 3,4 e 5 flores. O jeito mais útil de mudar o gráfico será criando uma segunda aba já com o gráfico pronto (mais abaixo mostrarei o que fazer), isso evitará problemas futuros, lembrando que você colocou uma flor no vaso, então você deve fazer dois comandos, se lembra quais, gafanhoto?

* - Ativar a switch 0001 - "Vaso possui flores"
* - Adicionar uma Constante de 1 a variável 0001 - "Número de flores no vaso"

Nos Comandos de eventos vá em Opções de Switch > 0001 - "Vaso possui flores" > On
Nos comandos de eventos vá em Opções de variável > 0001 - "Número de flores no vaso" > + (adicionar) > Constante >
1


No final ficará assim.


Spoiler:

Ai fica assim

Spoiler:

- Tá tá, tio, muito bonito, mas você não falou que iríamos mudar o gráfico?

Presta atenção gafanhoto! Eu disse que isso será feito em abas, então, como fazer?
Simples, preste atenção que, você mudou a variável de "Número de flores no vaso" adicionando quantas flores?
E quantas flores você quer que apareçam nesse momento no vaso?

Isso mesmo gafanhoto, 1, uma flor.

Então, para poder usar esse evento mais tarde (quando for adicionar outra flor) de novo e sem muito trabalho, copie essa página de comandos de eventos que você acabou de criar e cole nesse mesmo evento. Na nova aba que você criou, mude o gráfico do vaso vazio e solitário para ele com uma única flor dentro.
IMPORTANTE (Como o resto do tutorial todo, mas é só pra você não dar mancada de esquecer desse
detalhe pequeno) Nessa nova aba, você deverá marcar nas condições de evento (no canto esquerdo da janela de comandos) a caixinha de "Variável"
Seleciona a variável "Número de flores no vaso" e adicione o número em "Valor igual ou maior a" o número de flores no vaso atual, no caso
1


Spoiler:

1 - Copiando a página
2 - Colando a página
3 - Mudando o gráfico para uma flor dentro do vaso
4 - Marcando essa aba como sendo a de uma flor dentro do vaso


- Aaah, tio, sabia que tu é um fresco? Porque o jogo tem que saber que tem uma flor dentro do vaso? Qual é a diferença de marcar nessa variável nas condições de eventos o número das flores do meu vaso?

As condições de evento são o que precisa acontecer para essa aba ser ativada, logo, ela somente será ativada quando a
Variável "0001 Número de flores no vaso"
estiver igual ou maior a 1. O jogo "precisa saber" disso para mudar automaticamente
para essa aba (Juntamente com o seu tão desejado gráfico de uma flor dentro do vaso).

- Aaah, saquei tio! Mas e agora, eu quero mais flores no meu vaso!!


Muito bem gafanhoto apressado, se você me obedeceu e copiou e colou a primeira aba ( do vaso sem flores) vai reparar que nesse segunda aba está sendo permitida a continuação dos comandos, sabe o que isso significa? Da pra continuar adicionando mais flores com facilidade, só que, a Switch 0001 - "Vaso possui flores" é inútil agora, já que ela está On (ligada), você pode remover ela se desejar (SOMENTE da segunda aba em diante).
A variável que você usou na primeira vez ainda é útil, pois ela sempre adicionará uma flor ao vaso, aquele 1 no final do comando não é de substituir por 1, se lembre que você marcou ( ou deveria ter marcado) a opção " + " quando criou ela na primeira aba, então ela adicionará uma flor ao seu vaso.
Para adicionar mais flores continue o processo de copiar a aba e adicionar sempre sendo a última aba para evitar problemas, apenas se lembre de mudar o gráfico dela e de mudar o número de flores que tem no vaso, na próxima aba mude para 2, depois 3, depois 4 e depois
5, sempre acompanhando a variável "Número de flores no vaso" com o gráfico de das flores no vaso, eu fiz o vaso com o número máximo de 5 flores, no total serão 6 abas (0 - 5 flores, gradativamente) , mas você pode fazer com quantos quiser, somente sempre siga essas regras.
IMPORTANTE: Quando você quiser chegar ao limite de flores no vaso (no caso da imagem em anexo, 5), se lembre de modificar a última aba para evitar problemas muito graves, é bem simples mas tem que ser feito. Remova todos os Comandos
de eventos ou limpe a página ( SOMENTE DA ABA DE FINALIZAÇÃO DESEJADA) e coloque uma mensagem
do tipo "Vaso está cheio"
Simplesmente com isso você evitará diversos "bugs" como flores fantasmas. Flores fantasmas não são boas, gafanhoto.


Spoiler:

Dubalacu-baco tiiiooo!!! Mas já acabou?

Se você deseja ter flores IMORTAIS, sim gafanhoto.
Lembra-se daquela Variável 0002 - " Dias passados de flores no vaso" ? Pois bem, ela será útil agora. Em toda hospedagem que o heroi dormir você terá que colar os comandos que eu disser aqui, isso SOMENTE se ele escolher dormir na hospedagem.
Primeiramente a Switch 0001 “Vaso possui flores” deverá estar ativa para tudo ocorrer bem, então crie uma Condição utilizando essa switch “Vaso possui flores” como base da condição, deixar marcado "Adicionar exceção não cumprida as condições" será realmente inútil agora, então para evitar bagunça desmarque isso, repare que você criará uma pousada comum, o próprio RPG maker VX cria uma pousada rápida muito boa ( No editor de eventos clique com o direito no mapa, vá em "Criação rápida > Pousada, selecione o gráfico da atendente e o preço da pousada), Usando como base essa criação rápida de pousada Crie essa Condição de "Switch 0001 ON" dentro dentro da escolha " Se escolher sim" Pode ser em qualquer parte ali dentro, mas eu aconselho a deixar no finalzinho dela para evitar bagunça (ANTES É CLARO DA EXEÇÃO DA CONDIÇÃO DE DINHEIRO PARA PAGAR A HOSPEDAGEM, se colocar depois dessa exceção, o dia passará para as flores mesmo sem você dormir ).

Spoiler:

- Haaa, ta vendo como tu é fresco, tio? Que mal faz eu não criar essa condição?

Como você deve suspeitar gafanhoto, vamos começar a adicionar a Variável 0002 - "Dias passados com flores no vaso" agora, dentro das hospedagens/pousadas, se essa switch não existir ali, mesmo que você não possua flor nenhuma no vaso, um dia vai ser contado como o que podemos chamar de "Desgaste da flor" como já disse vamos utilizar a variável "Dias passados com flores no vaso" para aos poucos ir removendo as flores do vaso, então, se ela começar a ser adicionada mesmo sem flor no vaso, é bem provável de assim que você decidir adicionar uma das flores no vaso, ela estar a ponto de desaparecer, então a Switch 0001 - "Vaso possui flores" que você adicionou lá trás vai marcar se os dias de "desgaste das flores" podem começar a se contar, sim ou não, capiche?

- Kapixi, tio!! Mas e agora? É só adicionar ( + ) 1 na variável 0002 - "Dias passados de flores no vaso" dentro da condição de Switch
0001 "Vaso possui flores" que ta tudo beleza?

Não, gafanhoto! Aqui vamos usar algo um pouco parecido com antes, dentro dessa condição ativada quando você aceita dormir na hospedagem, como você suspeitava, vamos sim adicionar 1 a variável 0002 "Dias passados de flores no vaso" (MAS NÃO AGORA), porém ha mais a se fazer, as flores não vão sumir só com isso, como visto antes o sistema precisa saber direitinho o que está acontecendo, ele não sabe o que está escrito no nome das variáveis, esses nomes servem apenas para você se organizar e coordenar ele direitinho!
Muito bem, primeiramente, dentro dessa Condição da SWITCH 0001 On, adicione outraCondição usando como condição, da VARIÁVEL 0001 “Número de flores no vaso” = 0 (Sim,deixe a condição para os eventos acontecerem Igual Zero mesmo), nessa sim você deverá deixar a opção ”Adicionar exceção se não cumprida as condições”, pois no primeiro “caminho” (Onde o número de flores no vaso é zero) você colocará Opção de Switches > Switch 0001 – “Vaso possui flores” > Off, isso aqui acontecerá quando todas as suas flores acabarem para não acontecer aquilo de ”desgaste“ nas suas flores no vaso mesmo sem elas existirem, você deve entender melhor isso um pouquinho mais pra frente.
Agora na parte da Exceção (Nas exceções, PRESTA ATENÇÃO!) você finalmente adicionará o desgaste das flores, você deve adicionar ( + ) mais uma vez (Como quando adiciona uma flor ao vaso) uma constante 1 a Variável 0002 - “Dias passados com flores no vasos”, pronto, está armazenado o número do “desgaste das flores”. Mas e agora, gafanhoto, sabe como fazer para esse desgaste ir removendo aos poucos as flores de seu precioso vaso?

- Eeer, não tio, mas tem haver com a variável 0001 – “Número de flores no vaso”, né?


Isso mesmo, gafanhoto!! Basta criar mais uma Condição logo abaixo do adicionamento de 1 constante a Variável 0002, Como base dessa Condição você usará a própria variável 0002 – “Dias passado de flores com vaso”, use uma Constante (aconselharia entre 3 e 5) desejada para marcar quantas vezes o herói precisará dormir (quantos dias passarão com as flores no vaso) para que uma das flores desapareça.


Spoiler:

Pode deixar desmarcado a opção “Adicionar exceções se não cumpridas as condições”, será inútil.
Bem, dentro dessa condição de “Dias passados com flores no vaso” você adicionará o que acontecerá quando esses dias alcançarem um tanto definido anteriormente (mais uma vez recomendo entre 3 e 5) e o nosso objetivo desde o começo foi fazer com que uma das flores morra,então, finamente removeremos apenas 1 da Variável 0001 – “Número de flores nas plantas”, faça Opções de variáveis > 0001 – “Número de flores no vaso” > Subtrair ( - )> 1 isso fará com que aquele primeiro evento que você criou do vaso retroceda uma aba, pois já não o mesmo número de variáveis que tinha antes, o forçando assim a decair de “Ranking” , se ele estiver com uma flor (se a variável 0001 estiver com 1), vaia para 0, mostrando assim o vaso vazio, se estiver com 2, vai para 1, e assim simultaneamente.
Finalizando, como é necessário que a Variável 0002 - “Dias passados com flores no vaso” esteja em um número certo para remover uma flor, você terá que reiniciar a contagem de dias, quero dizer reiniciar a contagem dessa variável 0002, gafanhoto, e isso é muito simples, apenas faça Opções de variáveis > 0002 – “Dias passados com flores no vaso” > Substituir > 0
Isso mesmo, substitua por zero, é a maneira mais fácil de reiniciar a contagem dessa variável.
Se você fez tudo direitinho, sua hospedagem vai ficar idêntica (ou quase) a essa aqui.

Spoiler:



- É sim tio, mas eu só posso usar isso com flores, e só com um vaso?[/font">

Não, meu caro gafanhoto, você pode fazer com qualquer outra coisa que tenha sentido (ou não) apenas mudando os nomes dos itens e mudando os gráficos, (e das variáveis e switch para melhor organização), por exemplo você pode fazer isso com peixes num aquário, ou até
mesmo peixes num lago se seu jogo é estilo Harvest Moon, passarinhos numa gaiola ou humanos numa gaiola, enfim, desfrute da sua criatividade ( e do seu pixel art).

- Desfrutarei tio! Isso é tudo, certo?


Bem, você também pode incrementar seu pequeno sistema colocando algo como regar as flores por exemplo, para isso crie um item Regador ou algo assim e quando chegar no vaso, crie uma condição baseado na Switch 0001 – “Vaso possui flores” daí você coloca outra pergunta, como: Você quer regar as flores? Sim ou não
Se sim, você pode remover o “desgaste” das flores subtraindo 1 da variável 0002 – “Dias passados com flores no vaso”
Nesse caso, você terá que tomar cuidado colocando uma Condição como base a variável 0002 = 0 mesmo, no primeiro caminho não deixe nada acontecer, só na exceção disso subtraia 1 da variável 0002, desse jeito você evita que ela fique com números negativos, o que seria prejudicial no futuro, gafanhoto.
Se você tiver paciência pode criar outra variável para ser possível matar as plantas encharcadas, basta se esforçar um pouquinho, e é claro que todo esse encerramento se aplica a qualquer outro tipo de sistema que você for usar, seja com peixes, pássaros, coelhos, etc.
E por fim, se você desejar criar mais de um vaso/gaiola/aquário para enfeitar, deve lembrar de criar as mesma variáveis e switches PARA CADA UM DELES, não pode usar as mesmas coisas se não sumirá de um vaso quando você não
regar outro e assim por diante, sério, pode demorar um pouquinho mais, mas separe tudo bonitinho e arrumado, cada item com suas ferramentas.
Organização SEMPRE, gafanhoto!

Nesa Demo, vem de brinde um sisteminha com regador, para diminuir o desgaste da flor, okay?
Download da Demo




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MensagemAssunto: Re: Flores no vaso que somem com o passar dos dias   Flores no vaso que somem com o passar dos dias I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 7:11 pm

Uau muito legal, pena que é para VX, uso mais o XP, mas é um ótimo tópico mais 1 crédito!!! lol!
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MensagemAssunto: Re: Flores no vaso que somem com o passar dos dias   Flores no vaso que somem com o passar dos dias I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 7:24 pm

Muito bom!!
+1 crédito

Uma dica:
para organizar melhor quando você usar spoiler,coloque um nome no spoiler de acordo com o que ele possui dentro,assim:
Código:
[spoiler=Nome do Spoiler][/spoiler]

Vlw pelo tutorial Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Flores no vaso que somem com o passar dos dias   Flores no vaso que somem com o passar dos dias I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 7:26 pm

XDJonasXD escreveu:
Uau muito legal, pena que é para VX, uso mais o XP, mas é um ótimo tópico mais 1 crédito!!! lol!



Wooopa, Obrigado =^^=
Ué, e será que não worka bem com XP não?
Se não, é bom eu até colocar um " [VX] " no nome do tópico,,,
Já pensou. Um coitado lê o tutorial todo e depois descobre que não dá pra usar isso xD

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MensagemAssunto: muito bacana   Flores no vaso que somem com o passar dos dias I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 8:28 pm

Mano bem legal msm eu axo q deve c bem facil faze mais da um pokin d trabalho neh kkkk
Gostei bastante msm
FUI
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MensagemAssunto: Re: Flores no vaso que somem com o passar dos dias   Flores no vaso que somem com o passar dos dias I_icon_minitime

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