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 [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos

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Zendion
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MensagemAssunto: [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos   [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 9:16 pm

Achei isso em um site(http://ruby-br.org) e quero dispor a quem se interesse a aprender!
Todos os creditos tanto nessa aula quanto nas outras que eu postar serão todos para João Neto.

Lição 1 - Fundamentos básicos

RGSS (Ruby Game Scripting System) usa a Linguagem de Script Ruby Orientada a objetos para desenvolver jogos 2D para a Plataforma Windows®. RGSS leva você a construir inteiramente sistemas de jogos com originalidade mais facilmente que outras linguagens como C. Ruby é uma linguagem simples e de fácil aprendizado para os iniciantes, sendo esta uma poderosa e sofisticada ferramenta. -> Texto retirado do Help Original em Ingles.

Sem mais pormenores vamos começar pelo que realmente interessa.

O que vem a ser "Linguagem Orientada a objetos"?
Pois bem. Significa que tudo que existe, já pronto, dentro dos padrões de programação, pode ser reutilizado, reaproveitado, ou alterado.
Vejamos um exemplo:
[RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos Image001

Observe que o objeto CLIENTE foi reaproveitado para comportar dois clientes diferentes, com nomes diferentes e telefones diferentes. Mas para isso eu precisei "Declarar" dois novos objetos. "DECLARAR"?

Sim. Todo novo objeto deve ser declarado, de forma ao programa saber que ele existe e o que ele é. Para isso vamos entrar no maior e mais importante de todos os objetos da programação : VARIÁVEIS.

Eu costumo dizer que uma "Variável é como um balde, você enche com algo que precisa, para usar depois, em outro lugar". Qualquer objeto que se deseja usar deve ser declarado numa variável. Vejamos o exemplo:
[RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos Image002

Nesta janela do Editor de scripts vemos claramente que todos os nomes com $data estão sendo carregados cada qual com um objeto do RPG, atores, classes, habilidades... e a ultima linha que possui $game está iniciando um objeto, não carregando, mas criando. você mesmo pode criar uma variável, agora mesmo !! quer ver? Abra um projeto no RPGMaker XP, vá no editor de scripts, na sessão Main.

logo depois de Graphics.freeze, coloque assim:

Código:
nome = "Zé da silva"
print nome.to_s


Agora rode o jogo. SIMPLES DEMAIS !!

Agora que você já sabe um pouco (bem pouco) sobre objetos, vamos falar de variáveis...

VARIÀVEIS:

Para facilitar o estudo, eu vou chamá-las de Vars.
Existem Vários tipos de vars, as mais comuns e mais usadas são:

String - Comporta letras e números
Integer - Comporta numeros
Boolean - Comporta 0 e 1, true e false, sim e não
Array - Comporta várias variáveis
Constante - Comporta tudo, porém seu valor é fixo.

No caso dos Eventos de mapa, eles usam vars booleanas (as switches) e vars numéricas (as vars comuns).

No RPGMaker, elas também possuem grau:

var = var local
@var = var pública
$var = var global
VAR = Constante

Vars locais servem para resolver problemas rápidos, como nomes ou números que só serão alterados ali mesmo.
Vars públicas servem para toda a classe que a declarou, podendo ser alterada em qualquer procedimento da classe.
Vars globais são geralmente declaradas no início da execução do programa, servindo como base para classes e outras vars.
Constantes Só são declaradas no caso de valores imutáveis, ou seja, que não necessitam ser mudados.
Mas o que vem ser uma CLASSE?

As classes são os objetos fundamentais do RPGMaker, onde estão contruídas todas as funções, tudo que você vê, cria e edita no Database, nos Mapas e no Script é possível graças as classes.

No início desta lição falamos sobre o Objeto CLIENTES. Ele é uma classe, a classe CLIENTES, que me permite ter várias instancias dele mesmo para me servir de acordo com a minha necessidade.

Observe o exemplo a seguir:
[RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos Image003

Note que eu destaquei a var global $game_party.

Aquii ela é declarada, criando uma instância do objeto Game_Party, e logo abaixo ele já executa um procedimento da classe declarada. PROCEDIMENTO?

Sim, As classes são compostas por vários procedimentos, que é o que as faz funcionar.

Abra um projeto no RPGMaker XP, e abra o Editor de Scripts.
A 15º sessão é a Game_Party. Você vai reparar que logo no ínício da sessão está o nome: "class Game_Party"

Vá descendo dentro da janela, você vai ver que a classe Game_Party é cheia de áreas que começam com "def" e terminam com "end". Na linha 39 está o procedimento que foi chamado no exemplo acima.

Só neste procedimento há como exemplificar 6 usos de vars. Quer ver?

(https://2img.net/r/ihimizer/img141/4480/4td5.gif)

1 - uma var pública array, @actors
2 - uma var integer, i
3 - uma var global, declarada como $data_system
4 - o uso da var @actors
5 - uma var global, declarada com valores dos atores(arquivo externo), a $game_actors
6 - o uso da var i

Tudo isso é só para que você tenha uma noção do quanto as variáveis são importantes. Eu costumo dizer que elas são as "Engrenagens" que fazem os Programas funcionarem.

CONCLUSÃO:

Vimos nesta lição algo bem básico sobre a POO (programação orientada a objetos), Variáveis e seu uso. Não é do meu interesse abordar TUDO que envolve variáveis, somente o necessário para a sua iniciação no RGSS. Começamos a ver classes e procedimentos, esse será o tema da próxima lição.

Obrigado.


Creditos a João Neto por produzir o cursso
FUI


Última edição por Zendion em Sex Ago 12, 2011 5:05 pm, editado 4 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos   [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 10:07 pm

Você que criou todas as aulas?! Question

Você tem que pedir permissão para quem criou as aulas para poder postar em outras comunidades.
Te dou 1 semana para pedir para quem criou as aulas permissão para postar aqui Wink Se não terei que apagar o tópico. silent

Desculpe se fui groceiro Neutral

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MensagemAssunto: Ta bem vo v isso   [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 10:11 pm

Mano foi mal naw sabia
Vo v o + rapido o possivel
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MensagemAssunto: Re: [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos   [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos I_icon_minitimeTer Ago 09, 2011 10:16 pm

E não se esqueça de colocar os créditos para quem fez e se ele deu algum crédito,também colocar Exclamation

Parecem ser muito boas as aulas,e seria legal ter várias aulas assim aqui,mas sem permissão não dá Sad
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MensagemAssunto: Re: [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos   [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos I_icon_minitimeQua Ago 10, 2011 5:57 pm

Muito boa essas aulas Zendion, eu tenho elas em PDF, vo pedi autorizaçao pro cara q crio elas (num lembro quem foi, mas eh soh ve no MRM em aulas de RGSS q tem la), pra posta aki no forum o link pro download em PDF das aulas, e se quise eu te passo o nick dele la no MRM pra vc pedi autorizaçao pra ele pra colocar as aulas aki no forum se bem q vc ja coloco neh kkkkk
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MensagemAssunto: Re: [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos   [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos I_icon_minitimeSex Ago 12, 2011 4:54 pm

Quem criou as aulas já permitiu que fosse postada aqui se desse créditos a ele,mas não to vendo crédito nenhum Zendion Exclamation Coloque os créditos de uma maneira que todos vejam(não exageradamente).
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MensagemAssunto: Re: [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos   [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos I_icon_minitimeSex Ago 12, 2011 4:56 pm

Ryugo, vamos dar mais dois dias pro Zendion, ae se ele não conseguir a permissão o tópico será excluído ok?

Ryugo: Ele já conseguiu a permissão e já colocou o s créditos no tópico,estou editando seu post para não floddar.
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MensagemAssunto: Re: [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos   [RGSS]Lição 1:Fundamentos basicos I_icon_minitime

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