Dinasty RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinasty RPG

Fórum para interessados em Rpgs, Indie Games, RPG Maker e afins
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [RGSS]Apêndice 3:Funções da Classe Bitmap

Ir para baixo 
AutorMensagem
Zendion
Cordenador
Cordenador
Zendion


Mensagens : 372
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 27
Localização : Leme

[RGSS]Apêndice 3:Funções da Classe Bitmap Empty
MensagemAssunto: [RGSS]Apêndice 3:Funções da Classe Bitmap   [RGSS]Apêndice 3:Funções da Classe Bitmap I_icon_minitimeDom Ago 14, 2011 3:41 pm

Apêndice 3 - Funções da Classe Bitmap

Nesta apêndice vou descrever o Objeto Bitmap, com seus métodos e propriedades.


Bitmap.new(nomedoarquivo)
Carrega um arquivo de imagem especificado em nomedoarquivo e cria um objeto bitmap. Ele automaticamente procura arquivos incluídos no RTP e em Arquivos encriptados. A extensão do arquivo pode ser omitida (não é necessária).

Bitmap.new(largura,altura)
Cria um objeto bitmap com o tamanho especificado.

dispose
Descarrega o bitmap. Se ele já foi descarregado, nada acontece.

disposed?
Retorna TRUE se o bitmap foi descarregado.

width
Retorna a Largura do bitmap

height
Retorna a Altura do bitmap

rect
Retorna o Retãngulo do bitmap

blt(x, y, src_bitmap, src_rect[, opacidade])
Copia uma imagem especificada em src_bitmap no src_rect para as coordenadas especificadas (x,y)

stretch_blt(dest_rect, src_bitmap, src_rect[, opacidade])
Copia redimensionando a imagem especificada em src_bitmap no src_rect para o rect de destino (dest_rect)

fill_rect(x, y,largura, altura, cor)
fill_rect(rect, cor)
Preenche o bitmap box(x, y,largura, altura) ou o rect(rect) com uma cor.

clear
Limpa o bitmap

hue_change(hue)
Muda o Hue do bitmap com 360 graus de alteração.
Este processo consome tempo. E também, com os erros de conversão,
repetidas mudanças de Hue causam perda de cor.

draw_text(x, y,largura,altura[, alinhamento])
draw_text(rect, str[, alinhamento])
Escreve um texto(str) num bitmap(x,y,largura,altura) ou num rect (rect)
Se a quantidade de letras exceder o tamanho estipulado na largura, o texto autmaticamente será reduzido de tamanho para caber.
O Alinhamento possui 3 posições: 0 – Esquerda, 1 – Centro, 2 – Direita. Por padrão, ele é 0.

font (=nomedafonte)
A fonte usada no desenho do texto.


Texto retirado do Help em Inglês, traduzido por JOÃO NETO.

Créditos a João Neto por produzir o curso
FUI
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Zendionx
 
[RGSS]Apêndice 3:Funções da Classe Bitmap
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [RGSS]Apêndice 2:Funções da Classe Window
» [RGSS]Apêndice 4:Funções da Classe Sprite e Plane
» [RGSS]Apêndice 1:Palavras reservadas
» [RGSS]Lição 3:Nossa primeira Classe - Uma Janela
» [RGSS]Lição 7:Estruturas de repetição

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Dinasty RPG  :: Centro de Aprendizagem :: Curso de RGSS/RGSS2-
Ir para: