Apêndice 4 - Funções da Classe Sprite e Plane
A classe Sprite é o conceito básico usado para mostrar qualquer imagem na tela do jogo.
A Classe Plane se parece com a Classe Sprite, porém ela "cola" lado a lado o bitmap que ela contem, esparramando-o pela tela. É usada para panoramas e Fogs.
* Por serem classes parecidas e com os mesmos atributos, elas estarão juntas aqui. Basta mudar a declaração do Procedimento.
Procedimentos:
Sprite.new([viewport]) - Cria um novo Sprite. Define-se um viewport quando necessário.
Plane.new([viewport]) - Cria um novo Plane. Define-se um viewport quando necessário.
Métodos:
dispose - Libera o Sprite. Se já está liberado, não acontece nada.
disposed? - Retorna TRUE se o Sprite foi liberado.
viewport - Retorna o ViewPort especificado quando o Sprite foi criado.
flash(color, duration) - Inicia um Flash no Sprite. Duration especifica o número de frames que vai durar. Se Color for vazio, o Sprite desaparece depois do flash.
update - Atualiza o Flash do Sprite. Este método deve ser chamado a cada frame. Ele se torna desnecessário se o Sprite não vai conter Flash.
Propriedades:
bitmap - Refere-se ao Bitmap usado no Sprite. Exemplo:
- Código:
-
@sprite = Sprite.new
@sprite.bitmap = RPG::Cache.icon(“nome”)
src_rect – O Rect ocupado pelo Bitmap.
visible - Se for TRUE, o Sprite está visível.
x , y, z – Coordenadas. No caso da z, quanto maior o seu valor, mais alto ela está.
ox , oy – Coordenadas de início do Sprite. Quando alteradas, movimentam o bitmap dentro do Sprite e, se um Viewport for declarado, o Sprite dentro do Viewport.
zoom_x , zoom_y - Níveis de zoom do Sprite. 1.0 denota o tamanho atual. O zoom pode ser alterado por valores decimais, de 0.1.
angle – O angulo de rotação do Sprite. Especificar ângulos maiores que 360º acontece uma rotação anti-horário.
mirror - Flag responsável pela inversão horizontal do Sprite. Se TRUE, o Sprite será desenhado invertido.
bush_depth – Determina a cor de pixel que é mostrada Semitrnaparente.
opacity - Opacidade do Sprite(0 a 255)
blend_type - Efeitos de cor (0: normal, 1: adição, 2: subtração).
Créditos a
João Neto por produzir o curso
FUI